domingo, 27 de setembro de 2009

Alfacinha écolière

Começa um novo ano escolar para a Alfacinha. Mais um Setembro de projectos, de calendários, de olá-eu-sou-a-Mariana-e-tu-como-te-chamas, de professores novos, de salas novas. Mais uma rentrée.

E como em toda a rentrée, há a corrida ao material escolar. Ainda sonha a Alfacinha, ao ver as mochilas do Mickey, os estojos da Minnie; ao ver os cadernos novinhos e bem cheirosos, os dossiers que ainda rangem ao abrir; ao ver os lápis compridos, as canetas florescentes e perfumadas, as borrachas branquinhas. Uma profusão de instrumentos, que tem de ser bem analisada, em função das necessidades que se adivinham.
Este ano preciso de uma trousse onde se possam ver todos os stylos, porque a maîtresse vai muito depressa, e se eu precisar de mudar de stylo a meio da dictée depois não consigo. E preciso de um taille-crayons, que o meu do ano passado é muito grande, depois não cabe na trousse. Preciso de um classeur, com seis intercalaires, e pochettes en plastique. E preciso também de onglets. E também de dois cahiers grand format seyès. E folhas seyès grands carreaux. E será que este ano já posso ter um stylo plume e um effaceur…?
Suspiro.

Agora que vai envelhecendo, ai ai mestranda…, a Alfacinha só se vira para uma categoria de material escolar: as agendas. E já que é a única categoria, leva-a a sério. Torna-se um prazer passear pelas papelarias à procura da mais bonita e mais funcional agenda. Fica horas a folheá-las, a ver as capas, a disposição dos dias na página, as folhas suplementares (mapas, endereços, conversões métricas…), a pesá-las, a estudar as formas e a imaginá-las no bolso da frente do lado direito do seu saco, será que ficas lá bem?
A Alfacinha adora cheirar agendas, passar a mão pelas páginas macias, e sobretudo rasgá-las pelo picotado no cantinho inferior direito quando passa o dia, crrrrash… Assim vai controlando a passagem do tempo, avaliando a proporção de páginas rasgadas e de páginas por rasgar. Adora preencher a capa com a sua mais redondinha letra, escrever o nome, a morada, o e-mail e o grupo sanguíneo…

A Alfacinha encontra-se actualmente no segundo patamar da carreira no que toca a agendas.
Começa-se primeiro com as que têm um dia por página, quando os devoirs são muitos e se preenchem as folhas até ao fim, Pour jeudi: faire les exos 3,4,5 de mathématiques p.35, lire la leçon p.37 et faire signer le carnet de liaison. É a época em que as agendas se enchem de anúncios coloridos de aniversários, de mensagens e desenhos de amigos, de comentários sobre os professores, de grandes letras a anunciar Vacances, de emplois du temps desenhados com carinho.
O segundo patamar é quando as agendas já podem ter vários dias por página, e até já podem ser mais pequeninas. O prazer de rasgar o cantinho da página pelo picotado torna-se então menos frequente, infelizmente. Agora já só se marcam os compromissos especiais: aniversários ainda mas já não coloridos, grandes letras a anunciar Vacances ainda, mas também idas ao médico, idas aos impostos, idas à secretaria, idas ao CROUS, mas também festas, viagens, teatros e cinemas.
O terceiro patamar será quando a agenda deixar de começar em Setembro para começar em Janeiro… Continuarão as Vacances em letras grandes, os aniversários já não coloridos, o médico, os impostos, as festas, as viagens, os teatros e os cinemas. Só que deixará de haver secretarias, CROUS e exames.

Aqui está então a feliz contemplada para o presente ano escolar, fininha, estreitinha, uma semana em duas páginas, feriados nos países da União Europeia, tabela de conversões (medida, área, volume, massa), calendário de 2009, 2010 e 2011 e 20 páginas para apontamentos. Tem também uma fitinha azul que permite marcar uma página. E uma magnífica girafa azul na capa. É linda a minha agenda.


7 comentários:

Anónimo disse...

É tão bonito este discurso onde o tempo corre serenamente!...
Xi coração
JP

Anónimo disse...

Ah, a nostalgia das
Feuilles Seyès....
"Mãe, as minhas folhas Seyès, podes ir à procura? Acho que há na Lidl, afinal não, no Carrefour. Ah, este ano há no Jumbo!
E assim se corria Lx, de lés a lés.
Ou então: "oh pai trazes de Paris várias resmas para quando estas acabarem?"
E assim se passaram anos marcados pelas Seyès.
Com um beijinho de saudades dessas rentrées, Mãe

F. disse...

Enquanto leitora, fêmea e amante de papelarias, digo: Bravo bravissimo ao post!

Enquanto mana mais velha, grito:
Nerd alert!
e pego na agenda e abano-a à tua frente. Tu desatas a gesticular toda desengonçada para a tentar apanhar (ó pá dáaa-me!), só que não acompanhas a minha destreza (oolé!) então cais da cadeira abaixo e gritas ó paaaiii olha a Filipa. Vem o pai a chegar então, rápida que nem um relâmpago, pouso a agenda na mesa. Para todos os efeitos eu estou a ver televisão, a tua agenda está onde estava e tu estás furiosa toda esfalfada no chão não sei porquê.

Mariana la Parisienne disse...

Ahahah maninha...
Esqueces-te que tenho aí à vontade uns 30 centimetros a mais que tu, e que assim que pegares na minha agenda e a agitares no ar em sinal de vitória, eu (cá do alto) apanho-a logo, e hop! já cá canta.
Ainda te faria um cafuné na cabecinha, oh tadinha não faz mal, eu empresto-ta para fazeres desenhos.

F. disse...

oh pááá!

Anónimo disse...

Este ano andei louca ca em lisboa a procura de uma agenda escolar, mas n encontrei. Teve q vir de espanha. A minha ainda tem um dia por pagina e tb adoro tirar o picotado lol. Espero q esteja a correr tudo muito bem ai na rentree, ja tenho saudades. Beijinhos, carolina pl

Anónimo disse...

Este ano andei louca ca em lisboa a procura de uma agenda escolar, mas n encontrei. Teve q vir de espanha. A minha ainda tem um dia por pagina e tb adoro tirar o picotado lol. Espero q esteja a correr tudo muito bem ai na rentree, ja tenho saudades. Beijinhos, carolina pl